Entenda o conceito de Inbound Sales e como aplicar na empresa

O tempo de uma equipe sempre foi um ativo valioso para qualquer empresa. Por isso, muitos negócios utilizam técnicas para melhorar o esforço empregado em cada tarefa e evitar desperdícios. No caso da área de vendas, por exemplo, uma das mais populares é o Inbound Sales.

Quer saber mais sobre ele e como o seu uso atrai mais lucros? Então, veja o post a seguir!

O que é Inbound Sales?

O Inbound Sales é uma estratégia que busca reduzir o tempo gasto pelos vendedores para fechar vendas. A partir da qualificação de leads, o negócio passa a priorizar apenas aqueles que são qualificados e têm maiores chances de concluir o processo de compra. Assim, o gasto necessário para adquirir clientes cai e a empresa pode ampliar os seus lucros com mais facilidade (além de ter maiores índices de produtividade).

Isso é diferente da estratégia utilizada pelas organizações quando elas buscam o Outbound Sales. Nesse caso, os profissionais de venda vão diretamente atrás dos clientes, mesmo que eles não tenham manifestado interesse. Ou seja, no Inbound, o foco está nos leads já existentes.

Como implementar o Inbound Sales no seu negócio?

A adoção do Inbound Sales exige que o empreendimento tenha uma nova visão sobre o processo e acerca das estratégias de vendas. Mas fique tranquilo: as mudanças podem ser feitas a partir de alguns passos simples. Confira, a seguir, os necessários para adotar o Inbound Sales na sua empresa!

Defina a jornada de compra

O primeiro passo para adotar a estratégia de Inbound Sales na sua organização é estruturar a jornada de compras. Uma jornada bem moldada ajudará os profissionais de vendas a terem uma visão mais inteligente sobre quais são os melhores leads continuamente.

Ao mesmo tempo, a medida ampliará as chances de os leads ruins serem transformados em bons, já que os times terão uma estratégia mais funcional para orientar o seu dia a dia.

Conheça bem os seus leads

Toda estratégia de vendas depende de um conhecimento profundo sobre o seu público-alvo. Por isso, não deixe de identificar o perfil dos clientes aos quais a sua empresa atende e ter esses dados bem organizados. Saber as demandas, dores e até mesmo a linguagem adequada é crucial para validar, nutrir e identificar bons leads.

Tenha o apoio da tecnologia

A tecnologia tem um papel de destaque no ambiente de vendas e de marketing. Soluções de TI, como CRMs, ferramentas de Big Data e BI, permitem organizar melhor os seus dados e ter uma relação mais profunda com todos os clientes. Assim, a empresa terá uma estratégia de Inbound Sales muito mais robusta.

Quais erros devem ser evitados ao implementar o Inbound Sales no seu negócio?

Ao implementar o Inbound Sales, a gestão de riscos deve ser um foco da empresa. Os profissionais precisam estar preparados para rastrear possíveis problemas e preparar-se para evitar cada um deles. No caso dessa abordagem, podemos apontar como principais erros os elencados a seguir.

Não treinar os profissionais

Um dos piores erros que qualquer negócio pode cometer é adotar uma nova estratégia sem treinar os seus profissionais. Isso reduz as chances de obter o sucesso esperado e leva a entraves. Por isso, sempre garanta que o time estará corretamente alinhado às rotinas necessárias para utilizar o Inbound Sales.

Não revisar o processo de vendas

O processo de vendas deve ser revisado caso o negócio queira se manter sempre alinhado com as tendências do mercado. O gestor precisa estar atento às mudanças no perfil dos clientes e dos produtos que o negócio comercializa. Assim, a priorização de leads pode se manter focada naqueles com alto potencial.

O tempo gasto com cada tentativa de venda é algo que pode prejudicar bastante os lucros da empresa. Se o time foca leads sem chances de sucesso, por exemplo, pode perder receitas vitais para bons resultados.

Adotar o Inbound Sales é um passo básico para o negócio saber que leads priorizar e como gerar mais lucros. Além disso, é uma forma de investir melhor os seus recursos de marketing e o tempo do time de relacionamento. Por isso, não deixe de utilizar essa abordagem na sua companhia!

Este post foi útil? Quer saber como melhorar as suas técnicas de vendas? Então, fale com a gente!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.