Como aumentar os itens por cupom do cliente? Veja 4 formas!

Você já ouviu falar no termo “itens por cupom”? Essa é uma importante métrica para empresas que trabalham com vendas de produtos, como os supermercados. Afinal de contas, esse indicador fornece insights importantes sobre como o consumidor lida com a marca e o que deve ser feito para maximizar os lucros.

Para te ajudar a entender como o itens por cupom funciona e como maximizar esse indicador, preparamos o texto a seguir. Boa leitura!

O que significa itens por cupom?

Itens por cupom é a métrica utilizada para saber qual o tamanho da cesta de cada cliente, ou seja, quantos produtos estão sendo comprados e, consequentemente, interfere em quanto o cliente gasta em uma empresa. Ele varia de acordo com o perfil da empresa e o seu público-alvo.

Negócios que miram clientes de alta renda, por exemplo, tendem a apresentar um valor mais alto, apesar das vendas em menor quantidade. Já os que são focados em faixas de renda menores apresentam um valor de itens por cupom mais baixo, o que é compensado por um volume de transações maior.

Por que é importante saber lidar com essa métrica?

Entender a métrica itens por cupom e como aumenta-la é fundamental para o sucesso da empresa. Afinal de contas, ela está diretamente relacionada às receitas da marca: se esse indicador for otimizado, a empresa terá uma ampliação de suas receitas em todas as áreas, além de ser um indicativo de que as abordagens de marketing e investimentos estão funcionando.

Como aumentar os itens por cupom de cada cliente?

Para aumentar a quantidade de itens por cupom de um cliente, diferentes abordagens podem ser implementadas. Confira as mais tradicionais a seguir!

1. Faça campanhas promocionais

As promoções facilitam a divulgação de ofertas de produtos que podem levar o consumidor a comprar mais itens. Estratégias como combo, leve x e pague y, a partir de x unidades o preço é menor aumentam a percepção de ganho e atraem os clientes.

2. Ofereça brindes

Os brindes podem ser fornecidos de acordo com o nível de fidelidade do consumidor ou com as compras que ele realiza. Isso ajuda o negócio a aumentar a frequência de compra dos clientes, vindo mais vezes há uma tendência a comprar mais.

3. Tenha um programa de benefícios

O programa de benefícios é um meio simples e funcional para aumentar os números de vendas de uma empresa, ou seja, a quantidade de cupons. Ele ajuda o negócio a incentivar clientes a se manterem conectados ao negócio. Lançando mão de diversos incentivos e alavancas promocionais há sempre uma novidade para engajar o shopper.

4. Adote um CRM

O CRM é um dos principais itens para estratégias de vendas. Ele ajuda o negócio a entender o histórico de clientes com a marca e os seus padrões de consumo. Assim, aquelas estratégias para aumentar os lucros serão mais efetivas.

Manter vendas em um padrão elevado não é uma tarefa simples. Isso vale especialmente para setores que trabalham com itens essenciais, como supermercados. Nessas áreas, há uma alta previsibilidade sobre a sazonalidade dos indicadores de lucro.

Mesmo assim, negócios não devem deixar de trabalhar para ampliar métricas para a itens por cupom. Isso ajuda a empresa a sempre manter os seus lucros dentro das suas metas, então não deixe de utilizar as dicas deste post no seu ambiente de trabalho!

Quer saber sobre como o CRM pode te ajudar a lucrar mais? Então fala com a gente!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.