Os principais problemas no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos pontos centrais em qualquer estratégia comercial. Por essa razão, o setor de suporte tem um peso considerável na geração de vendas, na retirada de dúvidas e na aproximação do consumidor com a empresa. Nessa lógica, é preciso conseguir sanar os principais problemas que podem haver nesse canal para construir um negócio duradouro e lucrativo.
Diminuir o tempo de espera, investir em atendimentos personalizados, ter mais de um canal de comunicação são apenas alguns dos principais problemas no atendimento ao cliente. Continue a leitura do post para descobrir como é possível superá-los!
Não diminuir o tempo de espera
Essa é uma das principais reclamações dos clientes e, com certeza, um dos problemas que mais incomodam as empresas. Ninguém gosta de ficar incontáveis minutos, ou mesmo horas, aguardando a resolução de um problema que pode até ser bastante simples.
A solução para esses entraves está na automatização do serviço. Muitas empresas já estão utilizando chatbots de atendimento para fazer uma triagem das ordens de chamada, quanto para solucionar pequenos problemas de forma 100% automática.
Não realizar um atendimento personalizado
Da mesma forma que os bots podem acelerar o atendimento, investir na personalização desse contato é também algo que gera muitas dúvidas. A necessidade de mudança é algo que sempre impulsionou a sociedade e os negócios. Por isso, as empresas passam cada dia mais a tentar entregar experiências diferenciadas e únicas aos seus clientes. Afinal, isso gera uma maior percepção de valor e fideliza os consumidores.
Não investir em mais de um canal de comunicação
O bom e velho telefone ainda é muito utilizado como um dos principais meios de comunicação entre clientes e empresas. Porém, focar somente nesse meio pode ser um dos principais problemas no atendimento ao cliente. O omnichannel (manutenção de vários canais de comunicação interligados) representa uma revolução do mercado, à qual as empresas deveriam considerar aderir.
É fundamental que integrar as redes sociais, telefone e e-mail para oferecer uma experiência completa e personalizada aos seus clientes. Cada um pode ter preferência por determinado canal e o seu negócio precisa estar pronto para atendê-los.
Não preparar e atualizar a equipe
Quem tem time, tem tudo. Porém, se essa equipe não estiver capacitada para oferecer um serviço de atendimento de alto nível, toda a estratégia comercial pode falhar. Muitos gestores e empresários ainda têm uma visão distorcida de que aplicar recursos e tempo no treinamento dos colaboradores pode ser algo desnecessário.
Isso é um grande equívoco, pois o investimento em aperfeiçoamentos é a forma mais inteligente de evitar problemas com o cliente. Saber manejar situações, ter um padrão claro de comunicação e estar apto a resolver as demandas são fatores que fazem toda a diferença.
A dificuldade para identificar os problemas específicos e as demandas internas é um ponto que prejudica todo o empreendimento. Por isso, escutar o cliente com atenção e colher sempre os feedbacks são atitudes vencedoras no competitivo mercado nacional, pois ajudam a sanar problemas nessa área. Procure sempre oferecer confiança, simpatia e transparência nesses momentos de dúvidas e aconselhamento. Pense nisso!
Neste post, você aprendeu um pouco mais sobre como é possível identificar e especialmente resolver os principais problemas relacionados ao atendimento ao cliente de forma prática e eficaz.
Agora, separamos um post muito interessante sobre como fazer um comunicado para clientes. Vai perder essa chance? Confira agora mesmo!