4 dicas de como conseguir uma melhor negociação com fornecedores

Os fornecedores são parte importantíssima para qualquer empresa. Afinal, eles são responsáveis por distribuir toda a matéria-prima e atender às demandas por produtos de que um negócio precisa para funcionar de forma perfeita.

A negociação com fornecedores é, então, um ponto sensível para muitos empresários e gestores que têm dúvidas sobre a melhor abordagem. Pensando nisso, neste post, separamos 4 dicas de como conseguir melhorar o seu poder de barganha e conquistar negociações mais interessantes. Então, não perca tempo e confira o conteúdo completo abaixo!

Como funciona a negociação com os fornecedores?

Antes de partir para a parte prática de uma negociação, é preciso ter objetivos muito bem definidos no relacionamento com os seus fornecedores. É fundamental, por exemplo, que a questão do preço seja analisada para traçar as margens de lucratividade da operação.

Além disso, o fator “prazo” também merece uma atenção especial. Isso vale principalmente para negócios que precisam realizar compras de forma recorrente. O acordo final entre ambas as partes leva muito em conta essas variáveis. Então, é preciso ser flexível e ter tudo muito bem definido para encontrar uma proposta que não fique somente restrita a valores, mas que também gere um ganho para ambos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funcionam as negociações, vamos listar 4 dicas de como extrair o máximo possível de vantagens nesse processo. Continue a leitura!

1. Antecipe a negociação e evite incertezas

Esse é um ponto muito importante. Você precisa estar pronto para saber até onde pode ir na negociação e quais as suas possibilidades financeiras. Por exemplo, o fornecedor pode dar um desconto de 15% em determinada compra, mas exigir que o pagamento seja à vista. É preciso avaliar se ter um prazo maior de quitação com um desconto menor, como 5%, não seria mais adequado ao seu negócio.

2. Trate a relação como uma parceria em vez de vê-la como confronto

Essa é praticamente uma unanimidade quando se fala em ter uma melhor negociação com fornecedores. O ponto central é tratar o fornecedor como um parceiro importante para as suas atividades.

Confrontar ou criar um clima de disputa pode acabar por afastar potenciais negociações e prejudicar o seu relacionamento comercial. Educação, paciência e capacidade de ouvir são características fundamentais nesse processo.

3. Use a tecnologia como ferramenta

A tecnologia pode ser uma importante aliada no processo. Você pode fazer uma precificação melhor dos custos envolvidos, adotar um software de CRM para acompanhar as negociações e até mesmo criar reuniões por videoconferência. Isso diminui gastos com viagens e deslocamentos, além de otimizar o seu tempo.

4. Procure ouvir bastante

Quem escuta tem maiores análises para fazer sobre a negociação. Por isso, procure escutar atentamente as condições e propostas antes de efetuar qualquer compra. Isso ajuda você a não tomar decisões equivocadas e a ter um maior conhecimento sobre as condições da negociação.

Quando o assunto envolve comprar com grandes fornecedores, o interessante é você realizar “compras-teste” para verificar os prazos de entrega, a qualidade dos produtos e a capacidade de atendimento do seu parceiro. Após isso, foque bastante a oferta de garantias e valorize os diferenciais da sua venda. Comparar os preços com concorrentes também é uma interessante forma de avaliar a precificação e verificar a sua estratégia comercial. Tudo isso ajuda a ter maior sucesso na hora de fechar uma negociação.

A negociação com fornecedores, como visto, é um ponto central na rotina de qualquer negócio. Conseguir boas margens e manter um relacionamento produtivo é uma das bases centrais para a construção de uma empresa de sucesso.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre esse tema, separamos outro artigo do blog sobre como ter um bom relacionamento com fornecedores. Continue se aprofundando!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.