Como o marketing por dados ajuda a tornar seu negócio estratégico?

Nesta época conectada em que vivemos, a internet tornou-se uma grande aliada quando falamos de vendas online. Nesse contexto, a quantidade de informações que uma empresa consegue coletar de seus clientes são gigantescas. Com todos esses dados à disposição, o setor de marketing da sua empresa, quando bem treinado, pode trazer ao seu negócio resultados significativos em relação ao aumento de vendas e à satisfação do consumidor.

Por isso, neste post, discorreremos sobre a importância do marketing por dados no seu negócio, os tipos e 3 dicas perfeitas para implementá-lo de maneira correta.

O que é o marketing por dados e quais os seus tipos?

Marketing por dados é uma estratégia implementada por empresas que analisam o comportamento de seus consumidores por meio de informações sociais e gerais do nicho de mercado. Nesse sentido, as pesquisas podem ser feitas de diversas maneiras, sendo chamadas de pesquisa de mercado, análise de características do público comprador, entre outras. A aplicação desse conceito permite usar três tipos diferentes de análise de dados:

Estruturados

Consiste em dados obtidos por meio de informações internas do negócio, com materiais bem organizados e relatórios completos do público comprador.

Semiestruturados

Baseia-se em dados sociais, ou seja, na análise de como o seu consumidor se comporta na internet. Originam-se de estratégias de marketing digital e comportamentos ao longo do funil de vendas.

Não estruturados

São dados sem uma lógica definida e bem segmentados e, por isso, é o menos recomendado dentre os três citados.

3 dicas infalíveis de como colocar em prática

Vale enfatizar que, com o marketing por dados bem elaborado e aplicando as dicas a seguir, o índice de qualidade do seu público aumentará bastante, o que deve refletir nas vendas.

Utilizar ferramentas adequadas

O investimento em ferramentas que ajudem a sua empresa a melhorar o desempenho das análises é bastante relevante. Quando se obtém um volume grande de informações sobre o seu produto ou serviço, elas vão ser de extrema utilidade para melhorar diversos pontos da estratégia. Faça uma análise bem feita e identifique a melhor que se adéque ao projeto.

Contratar profissionais experientes e qualificados

Para o sucesso de um negócio, de qualquer setor, é fundamental ter uma equipe bem capacitada. Dessa forma, um treinamento adequado da equipe, estabelecendo uma comunicação eficaz com os funcionários faz muita diferença no resultado final.

Com qualificação, as informações e todos os relatórios necessários serão colhidos e elaborados de forma profissional e bem feita. O recomendado para você formar uma equipe de alta performance é um investimento na seleção de candidatos e em treinamentos práticos dos escolhidos.

Definir prioridade dos dados 

Analisar qualquer dado avulso sem observar a sua importância em dado contexto não é a melhor prática. O foco principal deve ser em utilizar e estudar os dados mais relevantes que a sua empresa observará sobre seu cliente e também de seus potenciais compradores. A definição de análises por ordem de relevância torna o trabalho mais simples e consequentemente gera mais resultados.

Como uma plataforma B.I. pode auxiliar?

Não basta a empresa saber somente dos benefícios do marketing de dados, é preciso conhecer alguns erros que algumas cometem como:  

  • tráfego desqualificado;
  • fluxo de informações desorganizado;
  • funil de vendas mal gerido.

Em decorrência desses problemas, é muito importante contar com uma empresa que atue no mercado de softwares (CRM) e B.I. e que ofereça boas soluções para o seu negócio. Portanto, saber a relevância do marketing por dados para a sua empresa, o que ela pode entregar de resultados e as dicas para alcançá-los de maneira correta fará o seu negócio alavancar o faturamento e o lucro.

Este post te ajudou? Comente aqui sobre sua experiência e impressões sobre o assunto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.