Entenda o que é e como funciona o Marketing de Afiliados
O Marketing de Afiliados é uma oportunidade de aumentar as vendas em diversos segmentos. Afinal, ele se baseia no princípio de que você pode atingir seu público-alvo fazendo uso da reputação e da audiência de criadores de conteúdo.
Se você souber escolher o afiliado certo, é bem provável que vocês comecem uma relação longeva e muito lucrativa. Porém, é necessário fazer uso de alguns critérios para chegar até ele.
Leia este artigo até o fim e saiba o que é Marketing de Afiliados, a quais situações ele se aplica e quais são algumas das ferramentas que podem ajudá-lo no processo!
O que é Marketing de Afiliados?
É bem provável que, alguma vez, você tenha assistido a um vídeo de um youtuber famoso em que ele experimentava um determinado produto. Ao fim, ele dizia a você se recomendava ou não tal produto e por quê.
Se a recomendação foi feita, provavelmente, havia um link nos comentários do vídeo. Ao clicar nele, você era direcionado a uma página de compra que oferecia descontos para quem vinha a partir daquele link.
Essa é a estrutura clássica do Marketing de Afiliados, um dos modelos mais comuns de divulgação de produtos e serviços na internet, utilizando a popularidade de um produtor de conteúdo a favor de uma empresa.
Além disso, há alguns papéis bem definidos nesse tipo de marketing, os quais explicaremos brevemente abaixo.
Produtores
O produtor, como o nome indica, é a pessoa ou empresa que criou um produto ou serviço e o disponibilizou para venda, como um livro digital, um curso, canecas, camisetas e outros. O importante é que seja vendido pela internet.
Afiliados
O afiliado é quem utiliza o seu canal no YouTube (como no exemplo acima), o blog, o site ou a própria imagem e a reputação de alguma maneira, para incentivar a compra daquilo que o produtor oferece. Ele é comissionado por esse trabalho.
Clientes
No nosso exemplo, o cliente é você, que clicou no link da descrição do vídeo e comprou o produto, gerando renda para a empresa e comissão para o afiliado.
Em quais casos o Marketing de Afiliados vale a pena?
Para que tenha proveito para os produtores, a única coisa de que o Marketing de Afiliados precisa é de uma relação forte entre o público-alvo da empresa e o afiliado.
Só assim, a confiança que o criador do conteúdo inspira gerará vendas. Então, ao contratar essa pessoa, leve em consideração a reputação que ela construiu online, mas também se a audiência dela é composta pelas pessoas que você quer atingir.
Quais ferramentas utilizar no Marketing de Afiliados?
À medida que o mercado para o Marketing de Afiliados se amplia, outros serviços atrelados a ele vão surgindo. Assim, por exemplo, já temos tecnologias de todos os tipos que ajudam a conectar clientes, produtores e criadores de conteúdo.
Dentre elas, vale a pena citar duas: a Hotmart, empresa líder de mercado com seu software que conecta as três pontas da cadeia do Marketing de Afiliados, calculando comissões e vendas, e a Afilio, organização de consultoria que otimiza a performance de campanhas.
Como é possível perceber, o Marketing de Afiliados é uma grande oportunidade para qualquer segmento, e vale a pena você considerá-lo em suas campanhas. No entanto, ele só funcionará devidamente se você tiver total controle do seu funil de vendas. Então, leia nosso artigo sobre o assunto e melhore a performance do seu marketing — de afiliados ou não!