Como usar funções do CRM como ferramentas estratégicas de vendas?
O CRM (Customer Relationship Management) é uma solução voltada para a gestão do relacionamento com o cliente que agrega valor às tomadas de decisão e à definição de processos em uma empresa. Dentre suas muitas funções, esse sistema compila todos os dados sobre os clientes de uma empresa e seu comportamento de consumo ao longo do tempo, tornando-se uma das mais poderosas ferramentas estratégicas para o planejamento de vendas.
Afinal, com o CRM, é possível conhecer melhor o cliente e identificar e prever seus desejos e necessidades. Dessa forma, é mais simples e eficiente criar campanhas e implementar ações que façam sentido e tenham altas chances de sucesso com um determinado público. Neste post, você vai entender melhor como usar as funcionalidades dessa plataforma a favor do seu negócio para impulsionar suas vendas. Quer saber mais? Continue lendo!
Analise clientes e segmente contatos
Conhecer profundamente os clientes é um dos maiores benefícios que o CRM proporciona. E, tratando-se de planejamento de vendas, é praticamente impossível ter estratégias boas e efetivas se a empresa não entende seu público-alvo e suas demandas reais.
As informações fornecidas pelo sistema servem praticamente como um guia básico e confiável para que um gestor desvende o caminho para aumentar conversões. Pela plataforma, é possível saber:
- a forma de segmentar contatos por perfil, preferências e outros critérios — para compreender como atender às necessidades de cada grupo;
- o perfil dos clientes que compram mais (histórico de vendas);
- que produtos/serviços cada perfil procura;
- promoções e descontos que têm maior número de adesão;
- épocas do ano com maior ou menor procura; entre outros.
Melhore a conversão de leads
O uso do CRM oferece ferramentas estratégicas para ajudar empresas na conquista de mais clientes e na potencialização da sua conversão. Uma vez que você conhece de perto o comportamento do cliente e monitora suas atividades, fica mais fácil encontrar os gatilhos e dar condições para encurtar sua jornada de compras.
Com os dados fornecidos pelo sistema, você garante que sua equipe estará preparada e no ponto certo para atender ao cliente quando ele precisar.
Construa relacionamentos
Sem dúvidas, um grande trunfo do sistema CRM é a possibilidade de aprender a se aproximar do cliente, tanto que ele é conhecido como uma das ferramentas estratégicas de relacionamento mais usadas. Por meio das informações armazenadas sobre os consumidores, o gestor define formas mais relevantes para interagir com seu público.
Esses dados são usados pela equipe de vendas para antecipar demandas e oferecer atendimento personalizado e ofertas exclusivas. Esses são exemplos de ações essenciais para a fidelização e para a construção de uma base satisfeita.
Monitore, mensure e faça ajustes durante uma campanha
Após a criação e o lançamento de uma campanha, o CRM viabiliza o acompanhamento de dados sobre clientes e leads, permitindo que a empresa mensure indicadores e calcule resultados. Ao monitorar esses dados, é possível fazer ajustes mais certeiros durante o próprio andamento da divulgação a fim de maximizar vendas.
Por exemplo, se o movimento está abaixo do esperado, conhecendo informações sobre o comportamento de consumo de determinado grupo de clientes, é possível mudar o foco do produto ou lançar uma promoção de última hora que chame a atenção da pessoa certa, na hora certa.
Não é à toa que o CRM é uma das ferramentas estratégicas mais adotadas por empresas: a forma como ele lida com os dados dos usuários e os insights que ele entrega são capazes de revolucionar o relacionamento com o consumidor e a forma como a instituição capta e fideliza clientes.
Por isso, ele é um recurso transformador para vários segmentos do negócio, como para as vendas e, até mesmo, para implantar melhorias nos processos. Portanto, conte com ele para alavancar suas conversões e resultados!
Achou o post sobre o uso das funções do CRM como ferramentas estratégicas interessante? Se sim, siga nossas páginas nas redes sociais — Facebook e YouTube — e confira outros conteúdos relevantes como este!