cadastro de clientes

Como manter um cadastro de clientes eficiente para campanhas de marketing

A organização é fundamental em qualquer esfera, sobretudo, no ramo dos negócios. É por meio dela que conseguimos manter o controle de todas as etapas, com maior precisão. O cadastro de clientes, por exemplo, quando bem estruturado e atualizado, te ajuda a expandir e a vender mais.

Lidamos com um cenário que se mostra mais competitivo a cada dia. Por isso, uma empresa que não conta com uma base confiável de dados corre sérios riscos. Quer saber como melhorar isso? Veja!

campanhas de marketing

1. Conheça a importância do cadastro de clientes

Não podemos ignorar o fato de os consumidores estarem cada vez mais exigentes, e esse comportamento é um alerta importante para os empreendedores, porque conhecer o público a fundo os torna mais hábeis para trabalhar certos produtos e serviços.

Garantir um cadastro atualizado é o mesmo que ampliar a sua competitividade diante da concorrência. Com ele, você obtém uma série de vantagens: centraliza as informações, agiliza os procedimentos, melhora a comunicação entre os membros da equipe, obtém detalhes e, ainda, gerencia com segurança todas as atividades.

2. Centralize as planilhas

Faça o seguinte: recolha as planilhas dos setores comercial, financeiro, de operação e de vendas e coloque-as em um único lugar. Por que isso? Simples: com essa atitude, você evita repetições e otimiza a forma de trabalho, melhorando a interação com os clientes sem gerar gastos desnecessários.

3. Formate a base de dados

A padronização é o segredo. Seja objetivo, já que formulários extensos tendem a desestimular os clientes. Atente-se para informações referentes a itens como nome, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, CPF e CNPJ.

A partir disso, organize esses itens, segmentando-os. Caso você venda para empresas, é melhor criar dois tipos: um para as empresas e outro para os contatos.

4. Atualize as informações

A tarefa de manter os dados em dia não é tão simples, pois a desatualização é algo iminente quando falamos de cadastro de clientes.

Para resolver esse problema, o relacionamento é a fonte. Nesse caso, deixe o consumidor por dentro das novidades: utilize e-mail marketing, newsletter, mailing e até mesmo ligue nas datas importantes, se preciso for.

5. Utilize softwares de gestão

O Excel é uma ferramenta de grande utilidade, mas você pode gerenciar as suas planilhas de uma forma mais eficiente por meio de softwares como CRM, Workflow e BI. Com eles, você obtém as informações disponibilizadas pelos clientes e, dessa forma, as gerencia adequadamente.

6. Entenda a vantagem do software

A tecnologia oferece ferramentas de gestão de cadastro de clientes muito eficientes. Se você faz a sua parte — inserindo dados corretos —, os softwares cuidam de centralizar as informações, otimizando o trabalho da equipe.

Todos conseguem visualizar o passo a passo das negociações, do funil e do histórico de vendas, e o compartilhamento de follow-ups não gera complicações. Além disso, a comunicação entre os colaboradores flui, ampliando a qualidade no relacionamento com o cliente, já que eles têm acesso às mesmas bases, gráficos e relatórios.

O cadastro de clientes é uma ferramenta de marketing importante, porque ele mostra oportunidades de estreitar o relacionamento com o seu público, fidelizá-lo e, assim, vender mais.

Portanto, você deve mantê-lo atualizado, a fim de evitar problemas relacionados à lentidão nos processos, imprecisão de dados, falha de comunicação e insatisfação do consumidor.

Agora que você já sabe como manter um cadastro de clientes eficiente, assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber dicas importantes para a sua empresa!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.