O que são análises preditivas de vendas?

Você já ouviu falar sobre as análises preditivas de vendas? Conhece os benefícios dessa técnica? Cada vez mais as empresas adotam essa tecnologia para ajudar a aumentar as taxas de vendas. De forma simples, esse processo funciona por meio da análise histórica de dados, permitindo criar previsões baseadas nessas informações.

Há uma evolução constantemente nessa estratégia, envolvendo a análise de dados agregados de forma totalmente automática. Para explicar um pouco mais sobre esse tema, preparamos um post completo desse assunto. Continue a leitura e domine a análise preditiva de vendas!

O que é a análise preditiva?

A análise preditiva é algo muito mais amplo do que vimos até então e envolve até mesmo modelos matemáticos para a construção de provisões. Os dados são o novo petróleo do século XXI. Você com certeza já ouviu essa frase e ela representa bem a importância e o valor que os dados têm para os negócios.

Essa análise usa algoritmos complexos para avaliar dados de compra, acessos aos sites, pesquisa em buscadores na internet e demais fontes de informação para identificar os principais fatores que influenciam as decisões de compra. Ou seja, é feito o cruzamento de diferentes pontos que podem impactar no sucesso comercial de uma empresa.

Com acesso ao que realmente funciona e tem importância para o seu cliente em potencial, fica muito mais fácil construir uma oferta ajustada e que venha de encontro com o que ele almeja. Além disso, as objeções de compra podem ser superadas, já que é possível ter uma visualização mais ampla dos fatores que dificultam a conclusão da negociação.

Tudo isso revela como as análises preditivas podem ser um fator de diferenciação no competitivo mercado nacional. Ter informações assertivas e conhecer o que realmente funciona pode elevar bastante os resultados das empresas.

Quais os benefícios da análise preditiva?

A redução de riscos é um dos pontos centrais das vantagens envolvidas na realização de análises preditivas. Isso ocorre pelo fato de que as ações ajudam a medir em tempo real se a empresa está com níveis de ociosidade ou perda de bases de clientes. De posse dessas informações, as ações e mudanças implementadas tendem a ter muito mais efeito e serem mais corretas.

Além disso, há o fato de que a análise preditiva ajuda a manter os dados da empresa mais seguros. Trata-se de um ponto de vantagem para manter informações valiosas e insights em sigilo e fora de perigo. Soma-se a isso o fato de que esse processo pode ajudar na descoberta de opções de cross-sell e up-sell dentro da sua esteira de vendas, gerando reflexos no Life Time Value (LTV) e no nível de satisfação dos seus clientes.

A ideia de analisar dados antigos para tomar decisões e aplicar estratégias comerciais não é algo tão recente. Afinal, as boas e velhas planilhas e as agendas manuais representavam padrões de compra e podiam revelar o ticket médio dos clientes. O que ocorre atualmente é uma automatização e maior profissionalismo com as análises preditivas de vendas.

Neste post, você pode compreender um pouco mais sobre como as análises preditivas de vendas são fundamentais para a tomada de decisão, a criação de ofertas e o aumento na recorrência de compra. Dominar esse processo é algo extremamente importante para aumentar os resultados do seu negócio.

Quer aprender como colocar isso de prática na sua empresa agora mesmo? Converse com um de nossos consultores e veja as oportunidades disponíveis!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.