Confira os 5 grandes desafios dos projetos de BI e como superá-los
Implementar projetos de BI (Business Intelligence) em uma empresa é algo minucioso, complexo e que leva tempo. Por isso, os projetos de BI tendem a apresentar alguns desafios a negócios, gestores e equipes de planejamento e implantação.
Muitas vezes, os obstáculos dificultam a operação e o fornecimento dos gráficos e números quando aparecem depois do término do projeto. Então, envolvem a equipe de implantação e a empresa que está adotando a análise de dados inteligente. Mas também existem aqueles que se destacam antes mesmo da primeira mineração de dados.
Veja quais são os maiores desafios da introdução da ferramenta e como superá-los para contar com a atuação estratégica decisiva da inteligência de negócios:
Inadequação da base primária de informações
Em geral, projetos de BI têm dados para serem utilizados no start da estratégia. Então, a transição deles é feita para a plataforma e inicia-se o trabalho. Porém, pode ocorrer de essas informações não estarem prontas para utilização ou a transição não ser feita com sucesso devido aos sistemas anteriores.
Nesse caso, é preciso lapidá-los ou coletar novos dados para as análises. Quando o problema for técnico, passos atrás na implementação se fazem necessários para uma transição de sucesso.
Conhecimento limitado de Big Data
Big Data — o grande volume de informações estruturadas e não estruturadas — é parte do todo que é o BI. É um elemento fundamental para que a solução proporcione os resultados esperados: insights, gráficos e diagnósticos úteis.
Porém, nem todos os profissionais de TI têm conhecimento aprofundado na ciência de dados para fazer relacionamentos, cruzamentos, estruturação e demais tarefas imprescindíveis ao tratamento das informações. Sem isso, respostas importantes podem ser perdidas durante e depois da mineração e da análise.
Então, o responsável por essa área da empresa e parte fundamental no projeto deve ser muito bem preparado para lidar com os processos de ponta a ponta.
Análise de investimento e de terceirização da infraestrutura
Em meio à complexidade de projetos de BI, gestores podem acabar se perdendo nos custos necessários para planejamento e execução. Nisso, gastos desnecessários podem ocorrer ou oportunidades de economia podem se perder. Além disso, a qualidade da execução pode ser afetada ou pouco potencializada.
Por exemplo, é possível terceirizar o departamento de TI. Mas isso depende do porte da organização, do tamanho do projeto, da necessidade de mão de obra na área e da avaliação da possibilidade, ou não, de perda de agilidade na estratégia.
Esse ponto deve ser tema de discussão entre gestores, profissionais internos envolvidos no cronograma e na execução e prestadora contratada para a implementação.
Experiência do usuário
Os produtos do Business Intelligence — gráficos, dashboards e relatórios — geralmente são fornecidos para profissionais não pertencentes à área de TI, a gerência e seus profissionais de apoio.
Ou seja, os responsáveis pela implantação da ferramenta e por mantê-la ágil, exata e em funcionamento constante têm o desafio de prepará-la para entregar resultados de visualização, avaliação e entendimento facilitados.
E em termos de retorno sobre investimento, os executivos precisam entender facilmente o que a ferramenta proporciona e os resultados que ajuda a gerar.
Apoio da “cúpula” nos projetos de BI
Quando gerentes comercias ou de marketing apresentam projetos de BI como forma de extinguir gargalos e identificar oportunidades há, muitas vezes, resistência de executivos. Isso porque Business Intelligence é uma ferramenta estratégica — não diretamente operacional — e não apresenta os maiores resultados imediatamente.
Portanto, o idealista da adoção precisa estudar bastante a solução na questão de apoio ao planejamento estratégico do negócio e esclarecer seus possíveis resultados operacionais — e também internos, de melhorias na empresa. E destacar os pontos de encaixe do BI — as deficiências e fraquezas da organização — é fundamental para que se consiga apoio à implantação.
Sua empresa está pronta para superar esses desafios e adotar a solução com sucesso? Tem outro obstáculo que você percebeu que precisa suplantar? Deixe sua dúvida ou necessidade aqui nos comentários!