Entenda o que é upsell e qual é o seu impacto nos negócios
Você já ouviu falar sobre up sell? Sabe qual a importância desse conceito na estratégia comercial de um negócio? Pois bem, aumentar a retenção de clientes e gerar uma experiência de compra satisfatória são os objetivos de qualquer empreendimento que pretenda se destacar no competitivo mercado nacional.
Pensando nisso, preparamos um material completo sobre o up sell e como essa estratégia pode elevar seu faturamento e maximizar o relacionamento com clientes. Quer descobrir tudo sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é up sell?
Em primeiro lugar, é preciso ter uma visão clara sobre o que é up sell antes de dar continuidade à aplicação dessa técnica. Nada mais é do que uma estratégia de vendas, na qual é oferecido ao cliente um produto de maior qualidade (e mais caro) do que o que ele se interessou primeiro.
Ou seja, em uma jornada de compra, o up sell funciona como uma esteira de vendas, propiciando ofertar novos produtos e soluções com maior valor agregado. Isso ajuda na fidelização do cliente e um ganho nas receitas com vendas de valores mais altos.
Oferecer uma solução que traga mais valor ao cliente e que gere uma negociação produtiva ao negócio são dois fatores centrais na hora de entender o que é up sell.
Qual a relação do up sell com os clientes?
Um ponto importante para entender essa importância é focar no fato de que qualquer empresa precisa desenvolver uma relação estável com seus clientes. Afinal, é isso que promove uma recorrência nas compras e possibilita a manutenção das atividades operacionais do negócio.
O up sell pode ser uma ferramenta muito interessante para lidar com os cancelamentos de compras, o famoso Churn. Com a adoção dessa estratégia, torna-se viável um aumento no ticket médio de compra dos seus clientes. Isso tende a gerar um efeito cascata, no qual o aumento das vendas em determinados grupos acaba balanceando com as perdas com Churn. Desse modo, a empresa consegue ter um resultado positivo na última linha do balanço (lucro). Pense nisso!
Como fazer um up sell?
Após a leitura de todo esse material, partimos para a parte prática: como aplicar? A resposta para isso está no acompanhamento periódico e próximo dos seus clientes. Afinal, eles são o maior ativo que qualquer empresa pode ter. Para colocar seu projeto em execução, é vital que seja mantido um contato com o seu comprador para compreender em que momento da jornada de compra ele está e gerar uma aproximação com o negócio.
Isso pode ser feito por um simples telefonema ou por uso de estratégias de marketing. Após reunir os dados sobre seus clientes, mapeie os produtos que você tem a oferecer e cruze essas oportunidades com seus potenciais compradores. Assim, essas soluções vão oferecer mais valor ao cliente e gerar um resultado muito mais positivo para o empreendimento.
Ao longo do artigo, foi possível conhecer um pouco mais sobre o up sell e como essa estratégia permite que as empresas tornem-se mais relevantes, sólidas e competitivas no mercado. Todo negócio pode aproveitar essas estratégias e aplicá-las à realidade da sua empresa.
E você, qual a sua experiência com o up sell? Compartilhe com a gente no campo de comentários, logo a seguir!