marketing viral

12 dicas para trabalhar o marketing viral

Primeiramente, o marketing viral é uma tática para atrair e encantar o público de uma maneira que este passe a compartilhar a informação com outras pessoas. 

Assim, gerando uma popularidade no assunto, e explorando as conexões entre as pessoas. 

Sendo assim, se uma empresa deseja realizar um marketing viral para um computador completo, ela deve fazer com que a sua propaganda cative os consumidores para que haja indicação e sua campanha receba uma atenção de grande proporção.

Essa estratégia é muito importante para as marcas, porque, uma vez que a campanha chega a um indivíduo e faz com que ele compartilhe a informação, mais e mais pessoas vão conhecendo a empresa.

Esse marketing já é usado há muito tempo, mas com a chegada do mundo digital, ficou muito mais fácil de explorar a ferramenta, pelo fato de ser muito prático compartilhar informações com outras pessoas.

A estratégia tem bons resultados, uma vez que com o tópico viral, plataformas de busca podem promover o site. 

Por exemplo, se o conteúdo viral for sobre mobiliário urbano, é mais provável que buscadores deixem sua página no topo ao pesquisar “mobiliario urbano em Sao Paulo”. 

Dessa forma, seu site irá receber tanto mais visitas quanto público novo.

Dicas para trabalhar esse marketing

Antes de tudo, é necessário compreender que o marketing viral é um assunto complexo e que exige preparo para realizá-lo. 

Portanto, algumas dicas para trabalhá-lo de maneira eficaz ajudam: 

  • No benefício e esforço;
  • A analisar a capacidade;
  • A encontrar tópicos virais;
  • A dar destaque;
  • A estudar o público;
  • A determinar um público específico;
  • A abusar dos recursos;
  • A ajustar o tempo;
  • Nos conteúdos curtos;
  • A estar preparado para o público;
  • A surpreender.

Isto posto, conheça mais detalhadamente cada uma dessas dicas para conseguir aplicar de maneira correta.

1- Benefício e esforço

A princípio, deve-se analisar as condições para que uma pessoa queira de fato espalhar a informação.

O que ela ganhará ao repassar deve ser mais favorável do que ela gastará para tal ação. Os ganhos podem ser materiais ou mesmo uma sensação de prazer. 

Assim como os custos não precisam ser necessariamente monetários, mas uma sensação de que perderá algo ao compartilhar, entre outros. 

2- Analisar a capacidade

Não adianta criar uma campanha com a esperança de que ela será viral se ela não tem o potencial para. 

É preciso entender quantas pessoas serão efetivas no impacto da informação, uma média de pessoas que receberão a mensagem por cada transmissão.

Para realizar essa análise, é preciso observar os números de alcance da própria empresa. 

Isso é, ver a porcentagem de pessoas que compartilham a informação da página e multiplicá-la pelo número de pessoas que serão alcançadas por cada compartilhamento.

Se o resultado for um número maior que um, a campanha tem potencial. Assim, é mais fácil identificar se o conteúdo fará sucesso se utilizada a estratégia do marketing viral no seu compartilhamento. 

3- Características virais

Antes de realizar a sua campanha, é válido procurar por características, que incrementadas ao conteúdo, têm maior chance de torná-lo viral. 

Um exemplo é utilizar o humor para cativar a atenção e gerar compartilhamento.

Sendo assim, se uma empresa deseja fazer uma campanha para produtos ou serviços mais sérios, como stand promocional, é mais vantajoso incrementar uma maneira que fará com que as pessoas se divirtam ao ver a campanha. 

4- Dar destaque

Ao realizar a campanha, há mais chance de ela se tornar viral se o conteúdo chamar a atenção do usuário, uma vez que ao se deparar com o conteúdo pela primeira vez, ele deve desejar ver mais sobre e fazer com que outras pessoas também vejam.

Portanto, ao invés de usar um banner simples ou com cores mais básicas, usar um banner colorido se tornaria mais vantajoso.

5- Acompanhar o público

Para identificar o que as pessoas mais estão se interessando no dia a dia, é interessante acompanhar as tendências e de que modo as interações estão acontecendo. 

Dessa forma, é criada uma base para qual caminho se deve seguir em busca do conteúdo viral.

Por exemplo, não adianta uma escola investir em uma campanha para criar salas para treinamento acadêmico se os estudantes não estiverem em período de provas. 

Isso porque não gerará interesse, uma vez que não haverá utilidade

6- Determinar um público específico

Ao escolher qual grupo a campanha deverá atingir, fica mais fácil selecionar o conteúdo que será específico para essas pessoas.

Dessa forma, criará um sentimento de exclusividade no leitor que compartilhará com o seu grupo específico. 

7- Abuse dos recursos

É importante ressaltar que o público deve ter seu interesse despertado. Portanto, use de todas as plataformas que estiverem disponíveis para a realização da campanha.

Caso a marca decida realizar campanhas online, é interessante utilizar designs que despertarão o interesse de maneira rápida, porque como deslizar pelas redes sociais é algo rápido, ele precisa se interessar ao ponto de parar para analisar.

Porém, se a campanha for offline, a grandeza pode ser um fator importante. Então, nesse caso, umgrande painel de publicidadepode causar o impacto desejado. 

Logo, se for possível para a marca, realize a campanha com qualidade e grandeza, mas de uma forma que ela seja eficiente para cada plataforma que for usada.

8- Ajustar o tempo

Para que o conteúdo seja de fato viral, é necessário que a campanha seja conhecida por muitas pessoas em um curto espaço de tempo.

Isso é, quanto mais rápido o conteúdo for compartilhado, maior o público que o conhecerá, maior o efeito.

Portanto, utilizar estratégias para acelerar a propagação da mensagem é uma técnica muito efetiva. 

Isso pode ser feito por meio de parcerias com influenciadores digitais, por exemplo. Em que uma pessoa indica a campanha para muitas outras em um curto espaço de tempo.

Além disso, colocar a campanha em um local próprio para o grupo que se deseja atingir, também é uma estratégia bem efetiva. 

Por exemplo, se uma empresa de instrumentos musicais deseja fazer o marketing viral, divulgar a campanha em estúdios de música, já afetaria diretamente o público mais interessado. Gerando assim um foco na campanha.

9- Conteúdos curtos

Para que o conteúdo seja compartilhado facilmente, deve cativar o leitor rapidamente. 

Porém, para que isso aconteça, é necessário que a informação seja rápida, uma vez que o público tem pouco tempo de atenção. 

Além dessa vantagem, um conteúdo curto permite que a mensagem da campanha seja passada claramente e sem dificuldades, já que o que está escrito é realmente o que é importante.

10- Utilize imagens e memes

As imagens sumarizam o conceito do conteúdo de um jeito que as pessoas não precisam perder tempo lendo ou tentando imaginar o que significa.

Facilitar a compreensão para o leitor aumenta as chances de compartilhamento. Além disso, elas são muito mais fáceis de serem encaixadas nos produtos.

Por exemplo, ao vender uma sacola de tecido personalizada, é muito mais favorável para o consumidor ver como será o produto que ele comprará, pois dará desejo de ter e dar a outros. 

Um meme já é um conteúdo viral, então na hora de realizar sua campanha, utilize os memes como apoio. 

Dessa forma, o conteúdo irá transitar entre o meme escolhido e chegará a mais pessoas com o compartilhamento em conjunto. 

Essa dica é mais indicada para campanhas que serão feitas no mundo online. 

Isso porque do mesmo jeito que os memes são compartilhados em um curto período, eles também são esquecidos com essa rapidez. Investir em grandes publicidades fixas não valeria a pena.

11- Esteja preparado para o público

Nas estratégias de marketing viral é importante entender que o público irá aumentar, então a empresa deve estar preparada para lidar com esse acréscimo.

Caso contrário, a imagem da marca será afetada.

12- Surpreenda

Ao surpreender o seu público, você gera um sentimento de novidade e de empolgação. 

Com isso, a necessidade de compartilhamento aumenta e o conteúdo viral de fato surge. Entregar uma campanha diferente do comum e exclusiva, faz com que ela ganhe destaque 

Conclusão

Entretanto, mesmo que essa estratégia de marketing possua tantas vantagens para a marca e a empresa, é de extrema importância que o trabalho seja realizado com dedicação e atenção para que a campanha tenha resultados positivos e seja efetiva.

O bom resultado de um marketing viral atrai novos clientes para o negócio e faz com que a ele cresça e firme sua imagem. 

Porém, não é fácil tornar um conteúdo viral sem um trabalho bem feito. 

Portanto, com dedicação e estudo sobre o conteúdo e os meios que a campanha será inserida, o marketing viral pode ser um sucesso e trazer apenas benefícios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.