Confira 3 dicas de como aumentar a taxa de abertura de e-mail
O e-mail é uma das formas mais antigas e tradicionais de comunicação. O seu surgimento — quase simultâneo com o estabelecimento da rede mundial de computadores — fez com que milhões de pessoas se tornassem adeptas desse meio de troca de mensagens e de informações. Além disso, muitas lojas e empresas criam campanhas de ofertas por meio do e-mail e conseguem gerar muitas vendas e atrair novos clientes
Pensando nisso, preparamos um post bastante completo sobre como aumentar a taxa de abertura de e-mail, elevando o engajamento e melhorando as conversões de venda do negócio com 3 dicas simples. Continue a leitura a seguir para conferir isso e muito mais!
Qual é a importância da taxa de abertura?
Uma das métricas mais importantes e que deve ser acompanhada na estratégia de e-mail marketing é a taxa de abertura. Ela informa a quantidade de assinantes que vêm tendo acesso à sua oferta ou ao conteúdo disponibilizado no seu canal. Ocorre que, muitas vezes, os provedores de e-mail acabam por criar restrições para mensagens que, por exemplo, têm muitas imagens ou links externos.
Isso faz com que os seus envios acabem indo para a caixa de SPAM e sejam ignorados pelo potencial cliente. Dessa forma, é fundamental avaliar a performance das taxas de abertura na estratégia de e-mail marketing, de modo a maximizar as potencialidades da sua estratégia e corrigir os possíveis erros do seu projeto.
Além de tudo isso, a taxa de abertura também pode funcionar como um funil de vendas, já que você pode avaliar quais são as mensagens mais adequadas para cada prospect. Por exemplo, um cliente antigo ou que já é fiel à sua marca pode ser mais propício a receber ofertas diretas, enquanto que um lead “frio” pode ter menor interesse e estar mais disposto a conhecer a marca antes de realizar alguma compra.
Quais são as dicas mais interessantes para melhorar a taxa de abertura de e-mails?
1. Crie campanhas segmentadas
A primeira dica é totalmente alinhada com a que citamos logo acima. É preciso criar fluxos de e-mail direcionados para cada perfil de cliente ao longo do seu funil de vendas.
Você pode definir estratégias mais agressivas de vendas e políticas de promoções para compradores recorrentes, além de listas com um menor número de envios e focadas na aproximação do cliente com a marca para as novas pessoas que integram a sua base de disparos.
2. Escreva assuntos de e-mail atraentes
O primeiro ponto que chama a atenção do cliente para a abertura de um e-mail é justamente o assunto. Por isso, é preciso investir em títulos atraentes e que despertem a curiosidade.
Textos com negações também são formas inteligentes de induzir o seu lead a abrir a mensagem. Por exemplo: “Não abra este e-mail se não quiser ganhar três vezes mais o seu salário”. Essa seria uma excelente estratégia para uma corretora ou para uma empresa de assessoria em investimentos, não é mesmo?!
3. Invista na visualização mobile
Atualmente, os smartphones se tornaram itens fundamentais na rotina de qualquer pessoa. Isso não fica distante quando se trata de abrir a caixa de entrada de e-mails. Por isso, é preciso investir em uma boa visualização mobile, já que tal medida garantirá que a mensagem chegue de forma mais fácil de ser lida e com uma escaneabilidade visual adequada.
Ao longo do artigo, você pôde entender um pouco mais sobre como a taxa de abertura de e-mail é uma das métricas mais importantes para quem quer vender e conquistar clientes na internet. Ter esse dado sempre em mãos ajuda a compreender os rumos futuros do seu negócio e o que precisa ser melhorado rapidamente.
Agora, que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das últimas novidades aqui do nosso blog? Receba as nossas próximas postagens na sua caixa de entrada!