Como trabalhar o ciclo de vendas na educação?
Vender, no mercado atual, não é uma tarefa simples. Antigamente, bastava ter bons produtos e esperar que os clientes viessem atrás deles. Agora, é preciso se adaptar às necessidades do público consumidor, oferecendo diferenciais que possam agregar valor.
No caso do setor educacional, não é diferente. Você já ouviu falar do ciclo de vendas na educação?
O que é ciclo de vendas?
O conceito de ciclo de vendas está presente em todos os segmentos de mercado. O principal objetivo desse conceito é entender a negociação como um processo que pode ser de curto, médio e longo prazos.
Ao longo dos anos, o aumento da concorrência fez com que as empresas precisassem criar métodos especiais para conseguir captar mais clientes. Afinal de contas, com muitas opções para escolher em um segmento de produto, o consumidor deixou o pólo passivo da relação e tornou-se protagonista do mercado.
Mas o que isso quer dizer? Simples: o cliente tem o poder da escolha. E se as empresas não criarem diferenciais, ficarão escondidas no meio da concorrência.
Por isso, o primeiro passo para se construir um bom ciclo de vendas é entender o mercado no qual a organização está inserida, suas peculiaridades e estudar as ações da concorrência.
Depois, é hora de se adequar a essa realidade, focando na personalização de produtos e serviços. E, por último, vem o momento de criar diferenciais, que façam com que o cliente se interesse pelo que a empresa oferece. Dentre eles, podem estar o preço, a qualidade, o atendimento etc.
Como pode ser aplicado o ciclo de vendas na educação?
A área da educação acostumou-se a figurar no pólo passivo da relação com os clientes. As escolas e universidades ofereciam seus serviços e eram procuradas pelos consumidores.
Mas, nessa área, a concorrência também cresceu e hoje, o ciclo de vendas não só pode como deve ser aplicado por essas instituições.
Para conseguir sucesso na captação de alunos, primeiramente é preciso apresentar as qualidades da instituição. Tanto o aluno quanto seus pais precisam conhecer não só o espaço, como também o corpo docente e a estrutura oferecidos.
Em seguida, a escola deve entender as demandas do aluno e ver de que forma ela pode ajudá-lo. Instituições de ensino precisam ir um pouco além no ciclo de vendas, já que sua relação não é de uma simples compra e venda. Trata-se de um relacionamento com uma visão de futuro, em busca da formação de cidadão comprometidos com o futuro da sociedade.
Então, como última etapa do ciclo de vendas na educação, vem a efetivação da matrícula com as suas consequentes renovações, até a formação do aluno.
Uma das grandes vantagens de se manter um bom ciclo na educação é o ganho de imagem e reputação por meio da própria propaganda dos alunos.
E aí, entendeu o que é o ciclo de vendas na educação e como ele pode ajudar as instituições de ensino na difícil de tarefa de captar alunos? Caso tenha gostado do conteúdo e queira receber mais textos como este, assine a nossa newsletter agora mesmo!