evasão escolar

Como prevenir a evasão em instituições de ensino

Ao contrário de décadas passadas, hoje temos uma boa aliada para prevenir a evasão escolar: a tecnologia. Isso porque é possível obter alertas baseados no comportamento dos alunos, como notas baixas, inadimplência, desinteresse pelo curso escolhido, entre outros exemplos.    

Como o problema é uma realidade que traz prejuízos financeiros e afeta a imagem das instituições de ensino, é preciso ficar atento aos sinais prévios que possam explicar possíveis desistências. 

Para você combater o problema em sua escola ou universidade, elaboramos este post para mostrar algumas soluções que podem ser viáveis e bem úteis. 

Conheça as causas da evasão escolar 

Sendo um dos principais problemas da educação brasileira, a evasão escolar atinge cerca de 19% dos alunos de até 17 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as causas estão a falta de transporte escolar, a gravidez na adolescência, a inadimplência — no caso de instituições privadas — e a falta de interesse pelo curso escolhido, tendo como realidade as faculdades, sem falar em outras situações adversas.

No entanto, como existe a possibilidade de acompanhar o comportamento dos estudantes por meio de um sistema de CRM, também conhecido como gestão de relacionamento, é possível agir antes que o pior aconteça, retendo e fidelizando o estudante.  

O software disponibiliza, ainda, a possibilidade de conhecer profundamente as preferências de consumo dos alunos, ajudando na tomada de decisões, sempre com foco na manutenção das matrículas até o término dos cursos.   

Veja como o sistema CRM pode ajudar 

Por meio do software, que contém os dados dos alunos, é possível fazer o monitoramento de cada passo, identificando os casos que podem gerar evasão escolar. 

Dessa forma, sua instituição estará sempre de olho nas preferências e reclamações dos estudantes, podendo oferecer diferenciais que fidelizem o consumidor a continuar matriculado, como um plano de parcelamento de dívidas, por exemplo. 

Além disso, o acompanhamento contribui para a melhoria da qualidade do ensino, já que há a necessidade de sempre atender às sugestões e aos pedidos de modificações na estrutura organizacional. 

Também podemos citar o inbound marketing como solução tecnológica para prevenir a evasão escolar. 

Invista no inbound marketing  

Instituições de ensino que se distanciam da realidade dos alunos correm um sério risco de perder matrículas. Logo, para que a captação, a retenção e a fidelização dos estudantes aconteçam plenamente, é essencial investir nas inovações tecnológicas, como no marketing.

Por isso, atualize constantemente as redes sociais, crie conteúdos de interesse dos alunos e faça eventos e campanhas ligados ao estilo de vida dos jovens, sempre integrando o ensino às famílias.

Dessa maneira, a gestão ficará mais compartilhada, gerando maior fluxo de visitas nas páginas da sua instituição e aumentando consideravelmente as matrículas. Com isso, o retorno sobre o investimento (ROI) também se ampliará e trará impactos positivos nos processos internos. 

Previna a evasão escolar 

Utilizando as ferramentas disponíveis, sua instituição de ensino certamente agirá para prevenir a evasão escolar e melhorar os resultados mensal e anual. 

Trata-se de uma forma de acompanhar as novas tendências do mercado, sem deixar de lado as práticas tradicionais que norteiam o ensino, como as aulas, os trabalhos em grupo e as interações sociais. Portanto, esteja sempre antenado para observar as preferências dos alunos e promova soluções inteligentes aos pedidos e às dúvidas.  E para entender um pouco mais sobre como funciona o relacionamento com o seu aluno do começo ao fim, veja o nosso INFOGRÁFICO.

Gostou do nosso post? Quer sempre receber informações interessantes como esta? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.