Como aumentar a taxa de renovação de matrículas?
Enquanto os alunos sempre estão preocupados em conseguir boas notas, a direção das escolas ou faculdades privadas fica de olho em ações que possam contribuir com a renovação de matrículas, evitando a evasão escolar.
Sabendo-se que o período crítico acontece no fim dos semestres, é preciso criar atrativos para manter o quadro de estudantes.
Afinal, os custos fixos de manutenção de um estabelecimento escolar são bem altos e necessitam de recursos e um bom fluxo de caixa.
Você conhece algumas dicas que podem contribuir com a renovação de matrículas em sua escola? Então, continue lendo este post e aprenda conosco!
Ofereça benefícios
Muitos pais ficam atraídos por descontos e outros tipos de benefícios — como taxa de matrícula gratuita em caso de irmãos estudando no mesmo local.
Ofereça vantagens competitivas em relação à concorrência, visando a antecipação das matrículas; fator que certamente assegurará a renovação antes do último mês do ano.
Além disso, a gestão escolar pode até mesmo sortear um bom prêmio para quem fizer a rematrícula até novembro, por exemplo. São meios que chamam a atenção!
Crie campanhas de marketing
Campanhas publicitárias em shoppings, outdoors, redes sociais e outros meios ajudam a estimular a renovação da taxa de matrícula.
Aproveite para mostrar as vantagens da sua unidade escolar, como:
- pontos positivos na educação;
- diferenciais em relação à concorrência;
- corpo docente;
- plataforma de consulta de notas e plantões online etc.
Enfim, demonstre como é importante o investimento na educação e a continuidade no mesmo local.
Existe ainda a possibilidade de explorar o fator emotivo de manter os filhos na mesma escola, já que muitos laços são criados ao longo dos anos. São pontos que podem fazer a diferença em uma boa campanha de marketing.
Inclusive, sendo bem disseminadas, as campanhas contribuem para atrair mais alunos e, consequentemente, garantem uma segurança orçamentária frente aos desafios do novo ano.
Tenha condições especiais na renovação de matrículas
Como a finança de muitos pais está em situação apertada em razão da crise econômica brasileira — o mesmo ocorre também para alunos que bancam seus estudos —, vale a pena criar condições especiais de pagamento para fechar os contratos de renovação da matrícula.
Um exemplo é definir descontos regressivos, de acordo com o mês de quitação do valor. Quem fizer a rematrícula até outubro ganha 40% de desconto, 30% até novembro e 20% se for realizada em dezembro.
Além disso, a anuidade pode ser parcelada em mais de 13 vezes, sem falar na divisão da rematrícula e gratuidade do material didático. São boas dicas que fazem a diferença nesse momento de negociação.
Faça da escola uma presença viva na rotina dos alunos
Como a opinião dos estudantes pesa na negociação, o investimento em marketing de conteúdo é imprescindível.
Por isso, a atualização das redes sociais — tanto quanto a oferta de aulas online e plantões para a retirada de dúvidas — é um fator importantíssimo nessa hora.
A unidade de ensino também deve sempre desenvolver políticas de incentivo aos alunos, como:
- firmar parcerias com instituições de intercâmbio;
- usar softwares modernos para facilitar a vida dos estudantes;
- contar com um bom sistema de gestão integrada.
Dessa maneira, certamente os fatores positivos serão colocados na mesa, na hora da discussão sobre a possível renovação de matrículas.
E aí, o que achou das nossas dicas? Que tal ler agora um artigo sobre as vantagens de tratar alunos como clientes? Explore bons conteúdos!