6 Dicas para aumentar a produtividade do seu varejo
Além de produtos de qualidade, uma loja ou qualquer outro estabelecimento deve contar com a adequada gestão da sua produtividade. Isso significa ter uma equipe em sintonia com os objetivos da empresa e capacitada para aumentar a conversão de vendas.
E se você deseja qualificar o seu negócio nesse sentido confira a 6 dicas para aumentar a produtividade do seu varejo presentes nos seguintes tópicos deste artigo:
- Gerencie efetivamente a sua equipe
- Faça planejamentos periódicos
- Informatize a sua empresa
- Automatize os procedimentos
- Conecte os setores entre si
- Garanta as ferramentas adequadas à equipe
1 – Gerencie efetivamente a sua equipe
A primeira das dicas para aumentar a produtividade do seu varejo é uma das principais porque é o pilar das demais. Afinal, mais do que delegar funções, quem gere uma equipe deve acompanhar o desempenho da sua equipe e ser uma referência.
Também precisa ter uma visão mais ampla para tomar decisões, além de dar espaço para que a sua equipe possa contribuir com as escolhas feitas. Para tanto, o gestor precisa estar a par do que acontece na concorrência e acompanhar o segmento de mercado ao qual pertence.
Além disso, deve estimular a sua equipe e cobrar prazos para que tudo se encaminhe conforme o planejado.
2 – Faça planejamentos periódicos
Planejar é essencial para saber o que deve ser feito e qual a melhor maneira de fazer. Mesmo que haja mudanças ao longo do caminho, o planejamento consegue deixar claro o objetivo que se tem e quais os meios que serão usados para atingi-lo.
O mais adequado é que toda a equipe faça parte do planejamento para estar ciente da sua parte dentro da engrenagem que participa. No entanto, o varejo é um setor bastante dinâmico, por isso, todas as suas atividades devem ser executadas com a agilidade necessária.
Essa rapidez, entretanto, não pode comprometer a qualidade do trabalho. Ou seja, mesmo com a correria do dia a dia, os produtos devem ser bem armazenados, os clientes bem atendidos e o pós-vendas realizado de forma adequada.
3 – Informatize a sua empresa
Outra das dicas para aumentar a produtividade do seu varejo é informatizar todos os seus dados. Essa medida garante a rapidez necessária sem comprometer a qualidade, ou seja, proporciona muita eficiência para a sua loja ou estabelecimento comercial.
Mesmo pequenas empresas, hoje em dia, lidam com um grande fluxo de informação, dessa maneira, realizar as tarefas de modo manual só compromete a qualidade do serviço. Também demanda mais tempo e dá margem a possíveis erros.
4 – Automatize os procedimentos
Com o seu varejo informatizado existe ainda a vantagem de possibilitar a automatização dos procedimentos. Isto é, algumas atividades podem ser feitas por máquinas, computadores, instrumentos e outros equipamentos.
Usar um software de gestão empresarial online no lugar do caixa da sua empresa é um exemplo de automatização que contribui para a maior produtividade, além de conferir maior segurança e qualidade no atendimento. Também ajuda na redução de custos.
5 – Conecte os setores entre si
Mais uma das dicas para aumentar a produtividade do seu varejo é dispor de uma ferramenta que permita aos setores se comunicarem. Mesmo que a sua loja seja pequena e cada setor tenha apenas um funcionário, manter tudo na conversa pode ser prejudicial.
Melhor mesmo é ter as ferramentas necessárias para que toda a comunicação aconteça de maneira automática, evitando erros de comunicação e o retrabalho. Além disso, ao conectá-los é possível que um setor use os dados já usados por outro, reduzindo os processos.
Assim, depois que o atendente inclui os dados do cliente no sistema é possível que o financeiro emita a nota fiscal e que o pós-vendas faço o contato posterior necessário, fazendo assim o controle financeiro completo.
6 – Garanta as ferramentas adequadas à equipe
Tanto para gerir a sua empresa de forma efetiva, quanto para planejar e tornar a rotina mais dinâmica com a informatização, automatização e conexão dos setores é preciso ter as soluções certas. É o caso de muitos softwares disponíveis no mercado.
Há os programas destinados à comunicação com clientes e fornecedores, os softwares para acompanhar o desempenho da equipe e os que ajudam na rotina do escritório, além de outros.
Mesmo com recursos diferentes possuem o mesmo objetivo, o de aumentar a sua produtividade e garantir, por consequência, a conversão de vendas.
Gostou das dicas? Tem muito mais no Blog da Vórtice!