Confira como as ofertas personalizadas podem ajudar a fidelizar clientes

Graças às mudanças no comportamento do consumidor e às tendências que as grandes empresas têm aderido nos últimos anos, cada vez mais, as ofertas personalizadas têm demonstrado o seu valor para o setor comercial, seja qual for o segmento do negócio.

O consumidor moderno preza pelo relacionamento cliente-empresa, o engajamento nas mídias digitais, preços competitivos, produtos de qualidade, além de gostar de se sentir valorizado pelas marcas que consome.

Com base nesse contexto, separamos uma série de informações que você precisa conferir a respeito da importância das ofertas personalizadas em uma estratégia de fidelização de clientes. Continue a leitura para entender mais!

Por que a fidelização de clientes é uma estratégia importante para o negócio?

Primeiramente, é importante destacar o fato de que pesquisas indicam que as ações para fidelizar um cliente são significativamente mais baratas do que aquelas que visam prospectar clientes novos.

O segundo fato é que o consumidor fidelizado é uma potencial ferramenta de marketing para o negócio, já que, ao confiar nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, ele os indicará aos seus amigos e familiares, compartilhará nas redes sociais e os recomendará sempre que possível.

Afinal, não há nenhuma publicidade tão eficiente quanto o tradicional “boca a boca” e apenas os clientes fidelizados podem fazer esse tipo de trabalho. Além disso, podemos afirmar que a fidelização de clientes proporciona benefícios como:

  • novas compras garantidas — clientes fidelizados tendem a retornar e adquirir novos produtos ou serviços periodicamente;
  • aumento do ticket-médio — por não terem dúvidas em relação à qualidade da marca, os consumidores passam a realizar compras cada vez mais maiores;
  • feedback sincero e interativo — a comunicação entre um cliente fidelizado e a empresa é eficiente, pois o consumidor preza por melhorias constantes e sabe que sua opinião é uma importante ferramenta no processo.

banners-blog-vortice-texto-3

O que são ofertas personalizadas?

Alguma vez você já recebeu e-mails com ofertas de produtos ou serviços em sua caixa de entrada? Se sim, podemos afirmar que você teve contato com ofertas personalizadas.

Nos bastidores de uma ideia de oferta personalizada, há sempre uma empresa que visa promover um relacionamento com seus consumidores potenciais, oferecendo produtos ou serviços que realmente sejam de seu interesse e, ao mesmo tempo, evitem ações desnecessárias (ofertas que o cliente consumiria mesmo que o produto não estivesse com desconto).

Podemos afirmar que ofertas personalizadas são um conjunto de táticas de marketing e algoritmos que têm o objetivo de aumentar as vendas do estabelecimento e fidelizar seus clientes por meio de estratégias pautadas em seu perfil de consumo e com base em seu histórico de compras anteriores.

Ou seja, o consumidor receberá propagandas apenas de produtos que tenham grandes chances de lhe interessarem. Você deve estar se perguntando como é possível realizar esse tipo de análise, correto?

Atualmente, existem sistemas de automação baseados em BI que captam dados dos usuários, auxiliam nas análises e proporcionam mais facilidade na hora de implementar uma estratégia de fidelização com base em ofertas personalizadas.

Como as ofertas personalizadas podem ajudar a fidelizar clientes?

Notificações por push

Não é nenhuma novidade que os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, estão dominando o mercado e são um dos principais meios que a população utiliza para acessar a internet, se comunicar, pagar contas e até mesmo fazer compras.

Por isso, diversos anunciantes e lojas virtuais têm utilizado as tecnologias mobile para se comunicar com seus clientes por meio de notificações por push (aquelas que aparecem no canto superior da tela do aparelho).

Em uma estratégia de fidelização de clientes, nada melhor do que unificar diversas tendências modernas em uma só ação e enviar notificações com ofertas personalizadas aos usuários. De maneira prática e resumida, entre outros aspectos importantes que agregam valor ao negócio e aumentam o índice de satisfação do consumidor, a empresa pode utilizar as notificações por push para:

  • oferecer seus produtos ou serviços;
  • enviar cupons de desconto;
  • alertar os clientes sobre campanhas sazonais;
  • apresentar novos produtos;
  • atualizar o status de entrega de uma mercadoria;
  • notificar a respeito de uma aprovação no pagamento ou emissão de nota fiscal;
  • avisar quando um item visado teve seu preço reduzido.

Descontos e promoções exclusivas para usuários de aplicativos

Recentemente, a conceituada rede de varejo GPA apresentou uma plataforma desenvolvida para interligar consumidores e fornecedores de redes de supermercados por meio de ofertas personalizadas.

A ideia é oferecer, regularmente, descontos de pelo menos 20% em até mais do que 60 categorias diferentes de produtos que constam na cesta básica de seus clientes.

O aplicativo conta com mais de 12 milhões de usuários cadastrados nos programas de fidelidade do GPA e oferece ofertas personalizadas de acordo com o perfil de cada um desses usuários.

Semelhante às ferramentas de vendas já utilizadas por grandes corporações do setor varejista online, como a Amazon, o sistema de personalização é baseado nos padrões de consumo dos usuários cadastrados.

Vitrines virtuais

O grupo Cnova, responsável por gerenciar os sites de gigantes, como Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, aumentou seu faturamento em mais de 30% no ano de 2014, graças à sua plataforma de marketplace com foco em personalização de ofertas.

O fato é que a empresa vem fidelizando milhões de clientes com o decorrer dos anos, já que investe significativamente em estratégias para promover ofertas personalizadas com o uso de vitrines virtuais.

Ou seja, recursos de automatização que, com base nas informações coletadas a respeito de seus consumidores, utilizam variados modelos preditivos e estatísticos para recomendar os melhores conjuntos de itens aos usuários.

Como você pôde conferir no artigo de hoje, o envio de ofertas personalizadas aos consumidores de um determinado estabelecimento é uma das estratégias de fidelização mais utilizadas da atualidade.

No entanto, vale lembrar que o auxílio de um sistema de automação é a melhor maneira para implementar esse processo com eficiência, segurança e assertividade, independentemente de qual seja o segmento de atuação ou porte da empresa.

Agora que você sabe tudo sobre como as ofertas personalizadas podem melhorar as estratégias de fidelização de consumidores, aproveite para baixar gratuitamente o nosso guia completo sobre a experiência do cliente e como melhorá-la!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.