CRM educacional: como melhorar os resultados da IE
Tratar os alunos como clientes é um dos caminhos para o sucesso das instituições de ensino. E, por isso, o CRM Educacional é fundamental para que as escolas e universidades possam não só conquistar novos estudantes, como reter aqueles que já estão matriculados.
Mas, antes de prosseguirmos com o assunto, é bom esclarecer o que significa o CRM, não é mesmo?
O que é o CRM?
O Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, já é uma realidade em muitas empresas atualmente. Trata-se de um sistema que pode ser terceirizado ou desenvolvido internamente e que guarda informações vitais a respeito de cada um dos clientes da base.
A gestão desses dados permite que a empresa conheça os hábitos e os costumes daquelas pessoas com as quais elas se relacionam, possibilitando um atendimento personalizado.
Mas por que o atendimento personalizado é importante?
Pense na forma como o mercado operava há 20 ou 30 anos. Era uma época na qual as empresas se especializavam em sua própria produção, sem se preocupar com o que o cliente esperava. Assim, os consumidores corriam atrás das marcas, de acordo com a sua necessidade.
Hoje, com a concorrência cada vez mais acirrada, a situação se inverteu. O cliente passou para o pólo ativo da relação e são as empresas que precisam correr atrás dos próprios negócios.
Com isso, o CRM ganha importância, já que permite um estudo detalhado do perfil dos clientes para que o produto oferecido esteja de acordo com as necessidades dele no momento em que ele precisa. Quem consegue atender com qualidade, agilidade e com produtos personalizados tem mais chances de prosperar no mercado.
De que forma o CRM Educacional pode ajudar no relacionamento Instituição/Aluno?
Não é difícil perceber como o CRM pode, atualmente, estar a serviço das instituições de ensino. A concorrência para conseguir novas matrículas também aumentou muito nos últimos anos o que, somado à necessidade de um ensino diferenciado, aumenta a importância do estudo de perfil dos clientes/alunos.
Tanto as escolas quanto as universidades atuais precisam extrapolar o conteúdo programático básico, buscando maneiras de auxiliar na formação de cidadãos conscientes e participativos no âmbito da sociedade.
Por isso, o CRM Educacional configura-se como uma ferramenta fundamental, já que possibilita a identificação de talentos e permite que a instituição direcione o seu conteúdo para atender à maior gama possível de alunos.
Dessa forma, é possível ganhar em três frentes: na conquista de novas matrículas, na retenção de estudantes que já fazem parte dos quadros escolares ou acadêmicos e na recuperação de alunos que se desligaram da instituição, mas que apresentam perfil adequado para voltar.
E aí, convencido de que o CRM Educacional é uma ferramenta fundamental para as instituições de ensino? Esse é um recurso que já está disponível no mercado e já pode ser utilizado em larga escala.
Caso queira saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, aproveite para assinar a nossa newsletter! Você poderá receber conteúdo exclusivo, diretamente na sua caixa de e-mails!