Como montar um funil de vendas com auxílio do marketing digital?

O funil de vendas é uma das estratégias comerciais mais utilizadas no mercado. Planejar e criar toda uma jornada de comprar para os clientes aumenta consideravelmente as taxas de conversão e o valor percebido pelos potenciais consumidores. Além disso, transformar leads em oportunidades de negócios lucrativas e duradouras pode fazer uma empresa mudar de patamar e crescer cada vez mais.

Neste post, vamos ensinar como é possível montar um funil de marketing digital e gerar mais vendas. Você está pronto para dominar esse assunto? Então, continue a leitura!

Quais as etapas de um funil de vendas?

Cada cliente é único. Essa é uma máxima do mercado e revela como as soluções precisam ser customizadas e orientadas para cada potencial comprador. O funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico, separado por camadas para demonstrar toda a jornada de compra de um cliente em potencial.

A representação com o sólido geométrico do funil faz sentido exatamente pela presença do topo, meio e fundo de funil. Assim como no objeto, em que há uma redução do tamanho no fundo, na jornada de vendas, ao chegar a essa parte do funil, temos também uma maior seleção de potenciais clientes.

Vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre cada uma dessas representações logo abaixo!

Topo de funil

O topo seria a representação daquele potencial cliente que teve um primeiro contato com o seu produto/serviço ou teve alguma descoberta sobre a sua oferta. São considerados prospects “frios”, pois ainda não estão prontos para a compra e estão no estágio de apresentação do produto. É interessante focar na jornada de compra, solucionar dúvidas e educar o seu lead para que ele evolua no funil até que se transforme em um lead “quente”.

Meio de funil

No meio de funil, temos potenciais compradores que já enxergam a sua oferta como uma solução para a demanda ou dor enfrentada por ele. Sua função é ajudá-lo com dicas e orientações para que ele adquira mais confiança e evolua para a tomada de decisão. É importante não focar na venda nesse momento, mas sim em amadurecer e qualificar esses leads.

Fundo de funil

Por fim, o fundo de funil é uma consequência das etapas anteriores, representando leads qualificados que podem ser oportunidades de negócios. Esses leads buscam soluções, já têm uma relação de confiança e estão prontos para negociar. Procure mostrar como o seu negócio pode ser um parceiro ideal e ative gatilhos de escassez e limitação para que ele tome a decisão o mais rápido possível.

Como montar um funil de vendas?

Em primeiro lugar, é preciso ter muito bem construído o seu planejamento de negócios. Ou seja, você deve saber qual o produto será vendido ou serviço prestado. Conhecer bem os seus diferenciais, características e vantagens são pontos que não podem ficar de fora da análise. Na sequência. é importante modelar e determinar qual a persona alvo da sua estratégia de vendas.

As personas são representações semifictícias de um cliente ideal. Isso pode orientar toda a sua estratégia de atração, educação e conversão de vendas. É preciso também criar uma oferta e apresentar a esse lead no momento oportuno para que ele tenha a tomada de decisão. Investir na criação de landing pages, automatização e nutrição de fluxos de e-mail são estratégias que não podem ficar de fora do seu radar.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.