3 maneiras de melhorar a gestão da experiência do cliente
Cuidar da gestão da experiência ao cliente não é mais um diferencial, mas sim uma exigência dos nossos clientes e do nosso mercado. Toda estratégia de fidelização depende do que a empresa oferece em cada oportunidade de contato com os consumidores.
O nível de contentamento da clientela deve levar em conta todo o contato que as pessoas têm com a empresa: desde o pré-venda até a etapa de pós-venda — fator que torna extremamente importante uma gestão de alto nível da experiência do cliente. Para conseguir melhorar a sua, confira essas 3 maneiras para otimizar a gestão da experiência do cliente:
1. Use um software de CRM
A fim de conseguir trabalhar com a gestão da experiência do cliente, é conveniente utilizar ferramentas que integram todos os dados de seus contatos, como um bom software de CRM. O Customer Relationship Management ou, em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, trata-se de um software que vai ajudar no armazenamento e aproveitamento de todos os dados de seus clientes.
Quando você utiliza a técnica, poderá ter acesso a todas as informações de cada pessoa em um único lugar. Desde os dados mais simples de contato, até o histórico das últimas compras e o nível de satisfação do cliente em relação à sua empresa.
Com isso, pode-se ter um relacionamento melhor com esse cliente, além de descobrir quais as falhas que precisam ser consertadas para que a experiência do cliente seja a melhor possível. O CRM permite que você fidelize seus clientes, valendo-se dos acontecimentos pertinentes às relações com os consumidores.
2. Aperfeiçoe os processos internos
Outra maneira de apurar a experiência do cliente é por meio do Workflow ou Fluxo de Trabalho. A automatização de processos deixa o atendimento mais fácil e mais ágil; dessa forma o cliente fica satisfeito e tem todas as suas expectativas com mais chances de serem atendidas.
Para que isso aconteça, é necessário que a empresa estabeleça um procedimento eficiente. É preciso levar em consideração o tempo para fazer as coisas acontecerem. Softwares de gestão podem agilizar, por exemplo, toda a verificação de dados ou o momento adequado de lançar dados novos no sistema.
3. Use o Big Data e o Business Intelligence
Existem, ainda, as soluções de Big Data e do Business Intelligence para ajudar na melhoria da gestão da experiência do cliente. Apesar de muitas pessoas ainda confundirem tais expressões, elas possuem diferenciações relevantes e são extremamente úteis.
Big Data
A todo o momento, existem inúmeros dados que estão sendo transmitidos entre o cliente e a empresa, ou entre os consumidores. Isso constitui uma carga de informações extremamente grande, que precisa ser analisada rapidamente. Trata-se do Big Data.
Por traduzir-se em um volume enorme de dados, o Big Data auxilia a encontrar as informações que tenham correlações e que sejam realmente úteis. Os dados podem ser oriundos de redes sociais, smartphones, e-mails e de diversas outras origens.
Business Intelligence
Também conhecido como Inteligência de Negócio, o BI mostra que é necessário ter conhecimento pleno de todas as informações relevantes que estão sendo trocadas dentro da empresa e no mercado. Isso ajuda o empreendimento a entender o próprio funcionamento e a traçar ótimas e mais eficientes estratégias.
A união do Big Data com o Business Intelligence é uma ótima maneira de otimizar a rotina de trabalho da empresa, fazendo com que você interprete as ações e demandas de quem compra com você e melhore a gestão da experiência do cliente.
Para auxiliar nesse desafio de aprimorar a experiência do cliente, entre em contato a Vórtice e veja como suas soluções poderão subsidiar o aumento de suas vendas!